Dinâmicas

Pense Rápido!

Junte as crianças num círculo. Escolham junto um tema (bichos, plantas, cores, artistas...) e começa a correr o A B C D.... cada um tem que dizer um nome que comece com a letra do alfabeto que lhe couber, rodando na ordem pelo círculo.



Jogo dos sons

Exercícios com intervalos de tempo iguais para a criança perceber a variação desses intervalos। Exemplo: bater palmas formando uma estrutura rítmica e pedir que a criança reproduza o som ouvido। Ex: escravos de Jô। (sonorização,pinço,silaba)।
Pedir para criança andar batendo palmas de acordo com algum ritmo externo... Sons de um tambor, por exemplo. Determinar diferentes sons para a criança andar, correr, parar, saltitar etc.

Leitura de poesia!


Dois grupos, meninos de um lado e as meninas do outro. Um grupo começa e o outro termina a poesia mais todos dos dois grupos precisam participar. E tem também que fazer os sons que tiverem na poesia.


Caixa mágica

A sala será disposta em grupos. Cada grupo deverá escolher algo que esteja nesta caixa. Algo cheirosa, algo fedido, algo que quebre algo duro, algo mole. Cada grupo usará a imaginação. Desta escolha deverão criar uma situação/ou dramatização para expor para os demais grupos para que descubra o que tem na caixa. O mediador terá uma caixa vazia para usar na hora das apresentações. Depois criarão uma narrativa a respeito da situação criada, escolhendo um grupo para descrever.

Estudos sócios

Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, à noite a relação com espaço/tempo. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância. ”Parentes”. Estimulação do meio ambiente físico.

Minhas férias

Os alunos estarão em círculo, onde o mediador perguntará a respeito das férias. (realizando perguntas simples, com apenas uma resposta por pergunta). EX: Pra onde foi; o que mais comeu; brincadeira mais legal; etc. As perguntas deverão ser feitas por rodada, tendo que todos responder. O mediador chamará um aluno perguntado qual foi o amigo que ele mais gostou das férias, onde deverá descrever as férias do amigo.

Stop com a 1ª letra de meu nome


O mediador colocará os alunos em círculo. Ele determinará o que vai perguntar nome de uma fruta; nome de uma cor; país; nome de pessoas, etc., onde os alunos em ordem deverão responder com a primeira letra de seu nome.

Bingo humano de passada

Os alunos ficarão dispostos em fileiras, o mediador marcará o chão com giz, tendo que levar em conta o aluno que tem nome maior, como se fosse um percurso de chegada. Utilizando o alfabeto, o mediador cantará as letras, o aluno terá que saber se aquela letra ditada faz parte de seu nome, dando um passo no percurso. Todos deverão acabar os percursos

O grande rio de piranhas

Uma tripulação estava no avião quando problemas técnicos fizeram com que descessem do avião numa grande ilha. Logo descobriram que havia como pedir socorro do outro lado do rio, mas para isso, precisariam atravessar utilizando um meio de transporte, lembrando que este rio estava repleto de piranhas. O mediador deverá fazer uma linha no chão para dividir os lados. Cada aluno, em ordem, deverá levantar a mão e falar com que meio de transporte atravessaria. A brincadeira ficará mais legal quando começar a esgotar os meios de transporte e alguns alunos não conseguirem passar, daí toda a tripulação deverá criar um plano de ação para passar os tripulantes que ficaram presos do outro lado da ilha.


Que bicho eu sou?


Através dessa brincadeira, as crianças aprendem e compartilham as características de vários animais.
Desenhe ou escreva o nome de vários bichos, um em cada folha sulfite. Agora cole um bicho nas costas de cada criança sem que elas vejam qual. Cada participante precisa adivinhar que animal tem nas costas, para isso ele deve fazer perguntas sobre as características do bicho aos demais coleginhas. As respostas deverão ser SIM ou NÃO. O último a descobrir que bicho é, deixa a brincadeira redistribui os bichos nas costas dos colegas. A brincadeira continua até restar apenas um vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!
O seu comentário é muito importante para que juntos possamos melhorar este meio de comunicação tão eficaz e propagar a nossa paixão pela educação.

Abraço a todos!

Related Posts with Thumbnails