Tema: A valorização da diversidade Regional de nosso país.
Objetivo:
- Conhecer as diversidades culturais;
- Traçar um paralelo entre as culturas locais e as influências que tiveram após a colonização;
- Extinguir a idéia de uma escola padronizada, neutralizando as diferenças culturais e, às vezes, subordinando uma cultura à outra.
- Promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade (conforme PCN – Tema: Pluralidade Cultural).
- Compreender a desigualdade social como um problema de todos
e como uma realidade passível de mudanças;
Recursos:
Pesquisa na Internet sobre as regiões;
Atividades desenvolvidas no Editor de Desenho “Paint” de leitura e escrita;
Registro de pesquisas o Editor de textos “Word”
Elaboração de mapas coletivos utilizando o “POWER POINT”;
Elaboração do Mapa do Brasil e sua Composição
Mapa
Ampliação do Mapa do Brasil a partir de um modelo pesquisado na internet, utilizando folhas de papel sulfite, cartolina, papel cartão, papel pardo, celofane, lápis e caneta piloto.
O mapa foi dividido por Regiões e seus Estados e colorido com tinta acrílica conforme o modelo padrão.
Foram confeccionados símbolos para caracterizar as individualidades de cada Região e bandeiras para a identificação de cada Estado, sendo que as mesmas foram pesquisadas na internet e impressas.
Composição
Seguindo o tema do Projeto “As Riquezas do Brasil” foi realizada pesquisa individual e posteriormente discussão coletiva sobre as principais características de cada região.
Para a reprodução dos símbolos regionais foram utilizados recursos tecnológicos, técnicas de origami e materiais como: e.v.a., papel fantasia, papel de dobradura, cola quente, tesoura, tinta acrílica, palito de dente, fitilho e material reciclável.
Caracterização Regional
Região Norte → Floresta Amazônica, onça-pintada, jacaré, vitória-régia, macaco, aldeia indígena, boi-bumbá, guará-vermelho, boto.
Região Nordeste → Caatinga, mandacaru, asa-branca, calangos, peixes, embarcações, arquipélago de Fernando de Noronha, sapo-cururu.
Região Centro-Oeste → Distrito Federal, cerrado, pantanal, caranguejos, mandioca, extrativismo mineral, peixes, embarcações de grande e pequeno porte, ex: canoa..
Região Sudeste → Indústrias, grandes edifícios, favelas, guará-vermelho, tartaruga, caranguejos, pecuária, barcos.
Região Sul → Pampas, pecuária, plantação de laranja, gaúcho, araucárias, peixes, embarcações.








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!!!
O seu comentário é muito importante para que juntos possamos melhorar este meio de comunicação tão eficaz e propagar a nossa paixão pela educação.
Abraço a todos!